Recebi o convite para participar do processo seletivo com algumas poucas informações sobre os requisitos da vaga.
Na 1ª etapa, a entrevista consistiu principalmente em repetir informações que já estavam no meu currículo e em responder perguntas genéricas em inglês, seguindo um roteiro de perguntas técnicas que o próprio entrevistador não dominava. A maior parte do tempo foi dedicada a entender minha remuneração atual e pretensão salarial, enquanto havia pouquíssimas informações sobre a vaga. No final da entrevista, quase não houve tempo para esclarecer dúvidas. Depois disso, o recrutador continuou insistindo para que eu aceitasse a proposta financeira antes mesmo de eu conhecer o projeto, chegando a entrar em contato fora do horário comercial para pressionar por uma resposta.
A 2ª etapa foi a entrevista técnica, na qual novamente respondi perguntas sobre experiências muito parecidas com as da etapa anterior. Só nessa conversa comecei a entender melhor o projeto, mas ainda havia poucas informações sobre a vaga.
Na 3ª etapa, com o cliente, finalmente consegui entender melhor o contexto da vaga. O informado era de que esta seria a última etapa, então aguardei o retorno, que nunca veio. Depois de alguns dias, precisei procurar o recrutador, que apenas informou que seguiram com outra pessoa, sem qualquer feedback.
Minha impressão foi de um processo longo, repetitivo e excessivamente focado na negociação salarial antes mesmo de apresentar informações suficientes para que eu pudesse avaliar a oportunidade. A consultoria foi pouco transparente, não demonstrou possuir uma estrutura de desenvolvimento de pessoas (estilo "cada um por si", sem plano de carreira, avaliações de desempenho, desenvolvimento profissional etc.) e não deu retorno ao final do processo.
No fim, a sensação foi de ter evitado um problema e de que a empresa é só mais uma consultoria qualquer, com um discurso muito mais bonito do que realmente entrega.